Um problema muito comum para os usuários maiores de 59 anos, é que os planos de saúde não respeitam as normas de reajuste por idade, editadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aumentando absurdamente as mensalidades quando o usuário faz o aniversário naquela idade.

Os reajustes que não seguem estas regras são abusivos e devem ser revistos judicialmente.

Segundo a ANS, o plano de saúde deve ser dividido em 10 faixas de idade. Tais faixas e percentuais de reajustes devem obrigatoriamente ser informados no contrato fornecido ao consumidor.

A primeira regra estabelece que a mensalidade de quem tem mais de 59 anos não pode ser superior a seis vezes o valor da primeira faixa etária (0 a 18 anos).

A segunda regra, e é esta que os plano de saúde sempre descumprem diz que a variação acumulada entre a sétima e a décima faixas não poderá ser superior à variação acumulada entre a primeira e a sétima faixas.

Quando isso não é respeitado, a Justiça vem determinando a revisão da mensalidade, reduzindo o valor, além de condenar o plano de saúde a devolver o valor pago a mais referente aos últimos três anos.

Se este for o seu caso, entre em contato conosco  pelo WhastAppe-mail  ou pelo tel.  (61) 3710-7801 que faremos os cálculos para quanto pode diminuir a sua mensalidade e quanto tem a receber do plano de saúde.

Faça um Comentário